Segundo levantamento feito pelo Serasa Experian em janeiro de 2023, o número de brasileiros inadimplentes atingiu o recorde de 70,09 milhões de indivíduos com o nome restrito. Diante desse cenário, as empresas precisam implementar medidas que ajudem a evitar prejuízos na gestão financeira, como a estratégia do envio de notificações de cobrança.
Neste artigo, você verá quais são os tipos de notificações de cobrança mais utilizados e como elas ajudam a reduzir a inadimplência nos pagamentos. Acompanhe a leitura!
O que são as notificações de cobrança?
Em primeiro lugar, é preciso entender que existem diversas causas para a falta de pagamentos em dia por parte dos consumidores. Alguns motivos comuns para isso são o esquecimento da data de pagamento das faturas ou a desordem financeira, que leva à falta de recursos para arcar com os débitos na data de vencimento.
Nesse sentido, as notificações de cobrança são mensagens enviadas aos clientes por diversos canais de comunicação, próximo da data de vencimento dos débitos, funcionando como lembretes preventivos para o pagamento da fatura. No caso do prazo de vencimento expirado, as notificações podem funcionar também como uma iniciativa de negociação da dívida.
Quais as notificações de cobrança mais eficientes?
As notificações de cobrança, além de terem a vantagem de resguardar a empresa com uma comunicação transparente com seus clientes, também facilitam a resposta dos consumidores, facilitando o processo para aqueles que desejam regularizar suas pendências financeiras rapidamente.
Confira, a seguir, alguns tipos de notificação de cobrança que têm sido eficientes no combate à inadimplência.
Os e-mails são canais eficientes para cobrança, uma vez que grande parte dos consumidores possui uma conta ativa. Outra vantagem de realizar o disparo das notificações de cobrança por esse canal é a possibilidade de automatização do processo, enviando diversos e-mails para toda a base de clientes que se encontra em situação de inadimplência.
SMS
Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian revelou que o método de cobrança por mensagem via SMS demonstrou uma eficiência de 67,1% para recuperar valores de dívidas de consumidores. A cada dez consumidores inadimplentes, sete regularizam seus débitos após receberem cobranças via SMS, demonstrando que esse é um meio eficiente de combate à inadimplência.
As cobranças via WhatsApp são permitidas por lei, mas deve ser observado o art. 42 do Código de Ética do Consumidor, tomando os devidos cuidados para não constranger ou desrespeitar o cliente em situação de inadimplência. A vantagem de enviar notificações por esse meio é sua acessibilidade, visto que o aplicativo é utilizado por 147 milhões de usuários no Brasil.
Quando enviar notificação de cobrança?
Está em dúvida sobre o momento certo para enviar as notificações de cobrança? Saiba que existem dois estágios para esse processo: a cobrança preventiva e a cobrança reativa.
No primeiro caso, as cobranças são enviadas antes da data de vencimento, com o objetivo de evitar que o cliente se esqueça de efetuar o pagamento na data correta. Já a cobrança reativa é realizada após o vencimento da data de pagamento, com o objetivo de reduzir os danos pela falta de pagamento e propor uma negociação da dívida para o cliente.
Como evitar a inadimplência?
Com os altos índices de inadimplência entre os consumidores brasileiros, a melhor maneira de evitar os prejuízos decorrentes desse problema em seu negócio é implementando uma régua de cobrança.
Cada empresa pode definir sua própria estratégia de cobranças conforme o perfil de pagamento de seus clientes. Ao contratar o Plano Empresarial na plataforma LyTex Pagamentos, você tem acesso a uma régua de cobrança personalizada com notificações de cobrança via e-mail, SMS e WhatsApp para otimizar seus recebimentos e combater a inadimplência.
Como você viu, as notificações de cobrança digitais têm demonstrado sua eficiência no combate à falta dos pagamentos em dia, funcionando como lembretes para os usuários antes da data de vencimento das cobranças e também como um meio ágil para negociação de dívidas após a expiração da data de pagamento.
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