Se você busca aumentar o crescimento do seu negócio em 2023, saiba que investir em um empreendimento, produto ou serviço que se caracterize como um negócio escalável, certamente fará a diferença nos lucros e nos resultados da sua empresa.
Neste artigo, você entenderá o que é um negócio escalável, como funciona e quais são as vantagens desse modelo de negócio, além de conhecer alguns exemplos.
Quer descobrir se sua empresa se encaixa nesse perfil? Então, acompanhe a leitura!
O que é um negócio escalável?
Um negócio escalável é aquele que consegue atingir um alto nível de crescimento em um curto intervalo de tempo sem que, para isso, tenha de aumentar seus custos na produção ou na oferta de serviços.
Um empreendedor que trabalha com a venda de marmitas saudáveis, por exemplo, à medida em que percebe um aumento da procura pelos seus produtos, verá também seus custos aumentarem conforme a nova demanda, com a compra de mais ingredientes, mais embalagens e mais gastos na produção.
Isso faz com que esse tipo de negócio não se enquadre no modelo escalável. Entretanto, um vendedor que trabalha com infoprodutos vendendo online por meio de links de pagamento, consegue ter acesso a muito mais clientes sem aumentar seus custos, trazendo escalabilidade ao seu negócio.
Exemplos de negócios escaláveis
Alguns tipos de negócios, principalmente alguns daqueles que se adaptam bem ao modelo de recorrência, são exemplos que têm grande potencial para se tornarem escaláveis. Confira, a seguir, alguns deles.
Softwares e aplicativos
O desenvolvimento de aplicativos ou SaaS também é um exemplo de negócio escalável, pois eles podem ser executados com uma equipe enxuta e com poucos recursos financeiros, sem a necessidade de grandes estruturas.
Outra característica do desenvolvimento de aplicativos que se enquadra nos requisitos de um negócio escalável é a sua possibilidade de reprodução padronizada para uma larga carteira de clientes.
Marketplace
A escalabilidade pode ser observada nas lojas virtuais por meio de marketplaces, como o Mercado Livre, e em grandes lojas do setor varejista, como Magazine Luiza. Em seus sites e aplicativos, essas lojas conectam os varejistas com os clientes que estão em busca de seus produtos, atuando como uma intermediadora.
Assim, essas lojas não precisam despender recursos na fabricação de produtos. Seu foco está em investir em tecnologia para conseguir proporcionar os melhores serviços em logística, meios de pagamento e segurança digital, a fim de atrair o maior número de clientes e de vendedores para a sua plataforma.
Cursos on-line
Sejam cursos de graduação e pós-graduação ou cursos livres, os infoprodutos são uma boa forma de ter um negócio escalável, uma vez que é necessário um baixo custo para a sua produção e eles são bastante acessíveis.
Muitos cursos online têm sido vendidos a partir do modelo de assinatura com recorrência. A vantagem dessa modalidade de cobrança, tanto por boleto recorrente quanto pelo cartão de crédito, é que os pagamentos se tornam mais acessíveis para os clientes e a recorrência não ocupa todo o limite do cartão.
Quais as vantagens de ter um negócio escalável?
Quem não deseja ver seu negócio crescer exponencialmente, trazendo muito mais lucro e com o menor investimento possível? Investir em um modelo de negócio escalável tem inúmeras vantagens, conforme você verá a seguir.
Redução de custos
Os projetos escaláveis geralmente têm o objetivo de alcançar grandes resultados com pouco investimento financeiro. Dessa maneira, a grande aposta fica por conta da tecnologia e da automatização, que permite que muitos clientes possam ser alcançados sem gerar um custo alto.
Aumento do valor de mercado
Quando a empresa consegue atingir a escalabilidade, ela não só ganha mais visibilidade como pode se tornar uma referência naquele segmento, consequentemente aumentando sua lucratividade e a percepção de seu valor no mercado. O sucesso nessa etapa se dá à padronização das operações e à busca constante por inovação.
Expansão acelerada
Uma grande vantagem do negócio escalável é que ele cresce rapidamente. No entanto, é importante lembrar que, para que a empresa consiga superar os desafios de um crescimento acelerado, ela precisa ter flexibilidade e agilidade, além de contar com uma estrutura capaz de suportar o rápido aumento da demanda.
Como descobrir se sua empresa é escalável?
Há algumas características que tornam o seu negócio escalável. Como dito, é preciso verificar se ele tem um potencial de venda em larga escala e capacidade para atender uma alta demanda de seu nicho específico.
Além disso, há algumas perguntas que podem ser respondidas para identificar se você tem um negócio escalável. Confira, a seguir.
Seu negócio tem uma oferta valiosa?
Um dos indicativos de que você pode ter um negócio escalável é se sua empresa tem uma oferta única e valiosa capaz de atrair o desejo dos clientes. Isso vai garantir um grande volume de vendas e indicar a tendência de crescimento para o negócio, caso outros pontos também se enquadrem.
Seu negócio é replicável?
O segundo indicativo de um negócio escalável é se ele é capaz de ser replicado em larga escala. Sua empresa deve ter a estrutura necessária para oferecer mais do mesmo produto para uma grande variedade de clientes, sem, contudo, gastar mais dinheiro para isso.
Seu negócio é viável?
Processos bem definidos têm mais facilidade para serem repetidos, de forma que as empresas que conseguem estabelecer processos padronizados têm um potencial maior de escalar seus lucros. Uma maneira de otimizar e padronizar as cobranças é por meio da ferramenta de cobrança automática recorrente.
Como você viu, um negócio escalável é aquele que oferece uma entrega de alto valor para os clientes e que tem o potencial de crescimento acelerado, com um baixo investimento de recursos. Para que um negócio seja escalável, ele precisa ser replicável e ter processos padronizados. Nesse sentido, a tecnologia de automatização é uma grande aliada.
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