A inadimplência é um problema que ameaça o sucesso financeiro de empresas, sejam elas de grande porte ou pequenos empreendimentos. Segundo pesquisa realizada pelo Serasa em agosto de 2022, o Brasil atingiu o recorde de 67,9 milhões de pessoas inadimplentes.
Se você ainda não conhece o significado de inadimplência e os perigos que ela pode causar na sua empresa, diante desse problema que tem afetado tantos negócios, você pode estar correndo sérios riscos de sofrer prejuízos.
Para ajudar você a proteger a saúde financeira da sua empresa, preparamos este artigo no qual você entenderá o significado de inadimplência e os perigos aos quais seu negócio está exposto quando medidas de prevenção não são adotadas. Acompanhe a leitura!
Afinal, qual o significado de inadimplência?
Enquanto o consumidor adimplente é aquele que mantém em dia suas obrigações financeiras, o cliente inadimplente é aquele que tem dívidas em aberto, faltando com seus pagamentos. Inadimplência, portanto, é o que ocorre quando um indivíduo não cumpre com o compromisso de pagamento de uma dívida dentro do prazo estabelecido.
Um dos grandes problemas da inadimplência é que, quando ela se torna frequente, pode levar o consumidor a ter seu nome inserido junto aos órgãos de restrição ao crédito.
Uma dívida vencida com apenas um dia de atraso já pode fazer com que o nome do devedor fique “sujo” e seja inserido no SPC ou Serasa, entretanto, as empresas costumam ter uma política de aguardar pelo menos 30 dias e enviar diversas notificações sobre a dívida antes de negativar o CPF do cliente.
Quais são as principais causas de inadimplência?
Existem diferentes tipos de situações vivenciadas pelos clientes que podem levá-los a se tornarem inadimplentes. Por exemplo, a perda de um emprego e a falta de recursos monetários afeta diretamente a capacidade do indivíduo de arcar com seus compromissos financeiros dentro do prazo devido.
Além disso, o cliente pode estar passando por um período de dívidas inesperadas ou imprevistos que requerem maior atenção e que podem acabar desequilibrando o pagamento das dívidas.
Em outros casos, a inadimplência pode ser causada pela falta de controle financeiro do cliente e revelar problemas de administração dos recursos financeiros, o que impede o pagamento das dívidas em dia. O consumo exagerado e as compras em excesso, que não levam em consideração a capacidade de arcar com os compromissos financeiros e dívidas assumidas, também contribuem para que um cliente se torne inadimplente.
Entender esses motivos pode ajudar no momento de decidir as tratativas para lidar com a questão, levando em consideração o perfil de cada cliente e a melhor forma de abordagem. Clientes que se tornam inadimplentes por algum acontecimento específico têm um perfil diferente dos inadimplentes frequentes e, portanto, requerem uma abordagem de cobrança diferenciada.
Quais os perigos da inadimplência para o seu negócio?
Quando a saúde financeira do empreendimento não é verificada com frequência, a inadimplência pode se tornar um problema silencioso que traz graves consequências a longo prazo. O problema se torna ainda mais grave em durante as crises na economia. Nesse período, pagar todas as contas em dia pode ser um grande desafio para a maioria dos consumidores, elevando os índices de inadimplência no país.
Confira, a seguir, alguns perigos da inadimplência para o seu negócio.
Quebra do fluxo de caixa
A quebra do fluxo de caixa pela falta de pagamentos é extremamente prejudicial e pode gerar um efeito cascata que prejudica diversas áreas do negócio. Imagine, por exemplo, que a empresa dependa dos pagamentos de clientes para negociar com fornecedores, pagar o salário dos funcionários e arcar com outras despesas. Mesmo que a empresa tenha o seu capital de giro, quando os clientes faltam com os pagamentos nas datas corretas, toda essa logística é comprometida.
Dificuldade no planejamento do negócio
Com as taxas de inadimplência altas, fica difícil ter previsibilidade de receita e ter liberdade para fazer planejamentos a longo prazo, investindo em áreas de crescimento para o negócio.
Assim, a inadimplência acaba afetando a perspectiva de crescimento e sucesso da empresa, pois é um grande risco planejar investimentos com recursos que ainda não estão ao alcance e que dependem de lançamentos futuros com o pagamento dos clientes inadimplentes.
Desgaste no relacionamento com os clientes
Para um negócio decolar, o primeiro passo é estabelecer bons relacionamentos com os clientes, afinal, são eles que movimentam as maior parte das transações.
Entretanto, a inadimplência pode gerar um grande desgaste nessas relações, já que é preciso cobrar constantemente os clientes de cumprirem suas obrigações e realizarem os pagamentos em dia, o que nem sempre acontece espontaneamente. Esse problema pode ser solucionado ao adotar ferramentas de notificações de cobrança automáticas.
Como acabar com a inadimplência no negócio?
Você não precisa correr o risco de ter a saúde financeira do seu negócio comprometida. Para combater a inadimplência na sua empresa, existem boas soluções em tecnologia para receber seus pagamentos. Trabalhar com a recorrência é uma delas, por exemplo. Quando você automatiza suas cobranças, fica mais fácil deixar a plataforma organizar seus pagamentos em vez de precisar cobrar manualmente seus clientes todos os meses.
A LyTex Pagamentos é uma plataforma completa de meios de pagamentos, com o melhor custo-benefício, onde você consegue contar com as melhores ferramentas para reduzir a inadimplência na sua empresa. Ao cadastrar suas cobranças recorrentes, você conta com ferramentas de cobrança automáticas que enviam notificações aos clientes dias antes do vencimento, no dia e após a data, evitando a falta de pagamentos por esquecimento dos débitos, o que também é comum de acontecer.
Agora que você aprendeu o significado de inadimplência e os perigos dela para a saúde financeira do seu negócio, está na hora de buscar medidas para preveni-la e proteger o caixa da sua empresa. Uma solução fácil e eficaz é adotar a cobrança recorrente e utilizar as notificações de cobrança inteligentes, que são enviadas para os clientes lembrando-os de realizarem seus pagamentos em dia.
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