A falta de automatização em muitos tipos de negócios pode ser um grande empecilho para o crescimento e escalabilidade do negócio. As imobiliárias, por exemplo, enfrentam diversos problemas em suas cobranças, como a inadimplência e defasagem nos processos. Nesse caso, a adoção da recorrência pode ser a chave do sucesso para alavancar a escalabilidade nas imobiliárias.
Quer saber como sua imobiliária pode crescer mais ao adotar as cobranças recorrentes? Então, acompanhe a leitura e descubra os principais problemas enfrentados pelas imobiliárias, quais os métodos de cobrança disponíveis e quais as vantagens de adotar a recorrência nesse tipo de empreendimento.
Principais problemas de cobranças em imobiliária
Embora o índice de inadimplência no mercado imobiliário esteja estável desde o segundo semestre de 2022, conforme balanço divulgado pelo Banco Central (BC), as imobiliárias ainda enfrentam diversos problemas em suas atividades, principalmente no que diz respeito às operações de cobrança.
Uma das principais queixas referentes a problemas enfrentados em imobiliárias é o atraso nos pagamentos efetuados pelos locatários. Seja por problemas financeiros dos moradores ou por esquecimento, o fato é que os atrasos nos pagamentos são problemas graves que afetam o caixa e o faturamento das imobiliárias.
Além disso, há uma grande defasagem nas operações realizadas manualmente, o que pode favorecer a incidência de erros e falhas nas cobranças. A falta de automatização também pode levar ao esquecimento de cobrar certos clientes, prejudicando o fluxo de caixa da imobiliária.
Métodos de cobrança recorrente para imobiliárias
A recorrência é uma estratégia de pagamentos muito eficiente e que pode ser configurada de diversas maneiras, conforme a preferência de pagamento de seus clientes. Veja, a seguir, algumas maneiras de receber de forma recorrente de seus locatários.
Boleto recorrente
O boleto recorrente é um meio de pagamento muito prático para começar a adotar cobranças recorrentes na sua imobiliária.
Você pode personalizá-lo com sua própria logomarca e a maior vantagem desse meio de pagamento é poder configurar a cobrança de juros e multa quando os pagamentos são efetuados após a data de vencimento, reduzindo os prejuízos da imobiliária.
Pix Cobrança
O pagamento de aluguel por Pix Cobrança, além de ter a vantagem de poder ser criada uma cobrança personalizada para cada cliente, ele ajuda também a acelerar os recebimentos da imobiliária, uma vez que os valores são transferidos instantaneamente.
Boletos também podem ser pagos via Pix Cobrança, seja por meio de um QR Code dinâmico, do código Pix Copia e Cola ou por meio da própria linha digitável do boleto de cobrança.
Recorrência no cartão de crédito
As cobranças recorrentes também podem ser configuradas para pagamento com cartão de crédito, modalidade que é muito aceita no mercado.
A vantagem desse método de pagamento é garantir a ocorrência mensal e em dia da cobrança dos aluguéis, sem necessariamente comprometer o limite do cartão do locatário, o que funciona como um atrativo para manter os pagamentos frequentes.
Vantagens em adotar a recorrência na imobiliária
As imobiliárias que ainda não adotaram as cobranças recorrentes, certamente estão deixando uma grande soma de dinheiro à mesa e tendo alguns prejuízos pela falta de organização dos pagamentos mensais.
Para não ter esse problema e se convencer de todos os benefícios em adotar a cobrança recorrente na sua imobiliária, fique de olho nas vantagens a seguir.
Previsibilidade mensal da receita
Se você observa grandes dificuldades no crescimento do seu negócio imobiliário, é muito provável que o principal motivo seja a falta de organização dos seus recebimentos, que impacta diretamente na previsibilidade mensal da receita da imobiliária.
Sem condições de calcular quantos pagamentos serão recebidos mensalmente com a locação de imóveis, se torna praticamente impossível planejar e investir com o objetivo de tornar o negócio escalável.
Controle total das mensalidades pagas e não pagas
Ao adotar a cobrança recorrente com a integração com uma plataforma de pagamentos, é possível fazer uma gestão mais detalhada de seus clientes, analisando quais estão em dia com seus pagamentos e quais estão pendentes.
Dessa maneira, é possível gerar relatórios completos para fazer um controle mais eficiente das mensalidades pagas e não pagas, lançando mão de ferramentas como a régua de cobrança para lembrar os locatários de realizarem os pagamentos.
Otimização dos processos de cobrança
As operações manuais de cobrança nas imobiliárias, além de demoradas, são ineficientes, muitas vezes sendo realizadas por e-mail, telefone e aplicativos de mensagens, não tendo retorno dos locatários com pagamentos pendentes.
Com a recorrência, seja por boleto, Pix ou cartão de crédito, os processos de cobrança são otimizados, uma vez que o pagamento já está configurado para ser realizado mensalmente, sem a necessidade de cobranças frequentes. Basta acionar as notificações de cobrança e o cliente será lembrado antes do vencimento, no dia e após o vencimento.
Melhor gerenciamento financeiro dos pagamentos
A recorrência na imobiliária ajuda a automatizar todo o fluxo de cobrança, o que impacta no melhor gerenciamento financeiro dos pagamentos recebidos mensalmente.
Com a gestão de clientes automatizada, é possível visualizar com mais clareza todos os pagamentos recebidos e gerar relatórios completos com os recebimentos de determinado período.
Redução da inadimplência
Por fim, a principal vantagem em adotar a recorrência na imobiliária é a redução da inadimplência, uma vez que os pagamentos que demoram a ser efetuados são configurados para cobrar diretamente do cartão do locatário ou para ser gerada uma cobrança por Pix ou boleto em datas específicas.
Com essa modalidade de pagamento é possível ainda embutir valores correspondentes a multa e juros e configurar descontos para os pagamentos realizados antes do prazo, o que funciona também como incentivo para que o cliente ou locatário realize os pagamentos em dia.
Como adotar a recorrência na sua imobiliária
Para adaptar seu modelo de cobranças para a recorrência, é bem simples. Basta realizar a integração do sistema utilizado pela sua imobiliária com a API de pagamentos da LyTex. Dessa forma, você mantém o sistema com o qual você já opera, porém, aproveitando todos os recursos em meios de pagamentos digitais para seus clientes.
Com uma integração fácil e com documentação simples, você consegue oferecer para seus clientes uma ampla gama de recursos de pagamentos como boletos recorrentes, Pix Cobrança e links de pagamentos.
Além disso, você tem acesso às notificações de cobrança via e-mail, SMS e WhatsApp para lembrá-los de efetuarem os pagamentos e também pode configurar uma régua de cobrança personalizada e automática para enviar lembretes antes do vencimento, na data de vencimento e após o vencimento.
Viu a recorrência é a chave para o sucesso da sua imobiliária? Com uma integração facilitada e em poucos passos, você consegue usufruir de todos os nossos recursos de cobrança para oferecer as melhores opções para seus clientes e obter o retorno esperado, equilibrando o fluxo de caixa, mantendo a previsibilidade nos recebimentos e reduzindo a inadimplência na sua imobiliária.
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