Realizar cobranças manuais não é uma opção viável se você deseja ver o seu negócio ter escalabilidade e aumentar seus lucros. Esse tipo de procedimento, além de tomar muito mais tempo da sua equipe, é suscetível a falhas e erros que podem causar prejuízos.
Felizmente, a tecnologia dos meios de pagamento tem facilitado a vida dos empreendedores com ferramentas que simplificam os processos, como a cobrança automática.
Também conhecida como cobrança recorrente, ela traz diversos benefícios quando é aplicada nos modelos de negócios. Confira, a seguir, 5 motivos para adotar a cobrança automática no seu negócio.
1. Fidelização de clientes
Um dos benefícios proporcionados pela cobrança automática é a presença constante da sua marca na vida do cliente, gerando a fidelização a partir do momento em que ele contrata o seu serviço ou compra seu produto.
Uma cobrança fixa que se repete mensalmente acaba estreitando o relacionamento do cliente com sua empresa e fazendo com que sua marca seja sempre lembrada, principalmente se o serviço prestado for de qualidade.
2. Previsibilidade de receita
Outro benefício da cobrança automática é a possibilidade de ter uma previsão do valor de receita arrecadado mês a mês, conforme a quantidade de clientes que utilizam o serviço.
Mesmo que ocorram problemas com pagamentos que não estão em dia, você terá uma margem de previsão dos valores a receber e, consequentemente, mais segurança para controlar seu fluxo de caixa.
3. Processos simplificados
Esqueça a burocracia e a demora de cobrar manualmente seus clientes todos os meses. Ao aderir às cobranças automáticas, você simplifica seus processos e aumenta a produtividade da sua equipe, que fica livre para desenvolver estratégias para aumentar sua vendas.
Para gerar a recorrência, basta configurar a cobrança do seu cliente, o período em que ela se repetirá e aguardar seus clientes efetuarem o pagamento, que pode ser feito tanto por boleto bancário ou Pix.
4. Redução da inadimplência
A inadimplência ou falta de pagamentos é um dos problemas mais frequentes nas empresas. O maior atrativo da cobrança automática ou recorrente está em combater esse problema, uma vez que a recorrência traz uma gestão facilitada dos clientes que não estão em dia com seus pagamentos.
Com o auxílio da ferramenta de régua de cobrança, a empresa pode realizar a notificação de cobrança automática para esses clientes, conforme a regras estabelecidas e o perfil de cada consumidor.
5. Diminuição do risco de erros
Ter muitos processos manuais na sua empresa, principalmente relativos à cobrança, pode acabar aumentando o risco de erros que podem levar a prejuízos financeiros no seu negócio.
Nesse caso, a cobrança automática realiza todo o processo automaticamente na plataforma de intermediação de pagamentos. Basta cadastrar a cobrança, estipular o prazo da recorrência e deixar a plataforma realizar o restante do trabalho, eliminando o risco de erros e a necessidade de refacção.
Como você viu, a cobrança automática traz inúmeros benefícios para o seu negócio, ajudando a solucionar alguns problemas da sua empresa, como a inadimplência. Ao contar com uma plataforma digital de pagamentos, você automatiza seus processos e fica livre para desenvolver estratégias para o seu negócio crescer, aumentando seus lucros.
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