10 passos para começar a vender online

Sabia que você não precisa de uma loja virtual para começar a vender online? Aprenda neste artigo 10 passos para vender seu serviço, produto físico ou digital, sem burocracia e garanta seus lucros. 

10 passos para começar a vender online
Por: Muriel Bomfim

Se você está pensando em aumentar sua renda ou se deseja simplesmente ter a liberdade de ganhar dinheiro trabalhando do conforto da sua casa, vender online pode ser uma excelente opção para você.

Seja um produto físico ou digital, você não precisa de uma loja virtual para começar e pode vender até mesmo pelas suas redes sociais, sem burocracia para começar a ter lucros. 

Quer descobrir como começar a vender online e ter um negócio de sucesso? Então, acompanhe a leitura e confira 10 passos que você precisa seguir para começar a vender online.

1- Defina o produto ou serviço

Antes de começar, a primeira etapa é fazer um bom planejamento e pensar em qual produto ou serviço você deseja vender online para definir o seu nicho de atuação. Entre produtos físicos, existem inúmeras possibilidades, como:

  • roupas, sapatos, acessórios;
  • moda praia e fitness;
  • itens de saúde, beleza e cosméticos; 
  • artigos artesanais e feitos à mão;
  • alimentos (delivery de comida);
  • produtos alimentícios;
  • artigos de decoração;
  • artigos para pets;
  • itens de papelaria, entre outros.

Em relação aos produtos digitais, você pode vender e-books de diversos assuntos, planilhas para organização financeira, serviços de design e outros materiais, além de cursos e webinars.

Já em relação a serviços digitais, você pode faturar vendendo consultorias, projetos, aulas particulares, mentorias e outros serviços do tipo SaaS (software como serviço) pela internet. 

2- Crie o nome e identidade da marca

Após definir seu produto ou serviço e seu nicho de atuação, é hora de criar o nome e a identidade visual da sua marca. Esse aspecto faz parte do branding e é importante para que seus clientes possam identificar a sua empresa diante de tantas outras no mercado, além de fortalecer a sua presença online.

Na hora de escolher o nome e a identidade, procure desenvolver uma estratégia e escolher os elementos que ajudem o consumidor a identificar do que se trata seu produto ou serviço, facilitando o alinhamento de expectativas. 

3- Determine o seu público

Para quem você deseja vender? Essa pergunta é crucial para definir como será o posicionamento da sua marca no universo digital. Após definir o seu público-alvo, faça também pesquisas de mercado para conhecer a sua persona.

Esse passo é importante para ajudar você a definir estratégias que atendam às necessidades dos potenciais consumidores. Ao determinar o seu público de consumidores, mais adiante também será mais fácil ter clareza sobre qual plataforma de vendas você deve escolher. 

4- Analise a concorrência

Você conhece os seus concorrentes e sabe como eles estão atuando no mercado? Para começar a vender online, é importante fazer essa pesquisa.

Ao entender alguns aspectos da estratégia da concorrência e observar como ela se posiciona no mercado, você pode ter uma visão mais ampla do que precisa ser feito para que sua empresa tenha destaque e consiga decolar nas vendas. 

5- Coloque preço nos produtos

Na hora de colocar preço em seus produtos, não basta apenas analisar os preços praticados pela concorrência. Você deve colocar na ponta do lápis não só os seus gastos operacionais e com matérias-primas, mas também a margem de lucros que deseja obter.

Assim, para precificar um produto físico, leve em consideração os custos de toda a operação. Para os produtos digitais, leve em conta também a sua experiência e trabalho ao elaborar aquele produto digital, curso ou mentoria, por exemplo.     

6- Escolha sua plataforma de vendas

A internet é um espaço bastante democrático e existem inúmeras plataformas nas quais você pode realizar suas vendas. Você tem a opção de criar um espaço próprio em uma loja virtual elaborada com a identidade visual que você criou nos passos anteriores, por exemplo.

Ou então, você pode vender seus produtos em um marketplace. Outra facilidade é que, caso prefira não se preocupar com nada disso, você pode simplesmente vender pelo seu perfil nas redes sociais e até no WhatsApp e receber por um link de pagamento.

7- Selecione os meios de pagamentos

Falando em meios de pagamentos, você deve se preocupar em oferecer mais de uma forma de pagamento, pensando na comodidade do seu cliente.

Uma opção mais segura para você e para o consumidor é oferecer pagamentos via boleto bancário e Pix, garantindo um recebimento mais rápido e o processamento agilizado da compra, o que leva também a um envio mais veloz, aumentando a satisfação do seu cliente. 

8- Organize as entregas 

Caso você opte por vender produtos físicos, lembre-se de organizar a parte logística para garantir entregas eficientes e dentro do prazo determinado.

Para isso, vale buscar parcerias com transportadoras ou com os Correios, buscando sempre as opções mais econômicas e atrativas de frete para os clientes.

Afinal, um frete com valor muito alto ou com prazo de entrega muito demorado pode acabar fazendo com que seu cliente desista da compra, resultando no abandono do carrinho na hora do checkout da compra. 

9- Pense nos canais de divulgação

Você sabe em quais redes sociais o seu público está e do que ele gosta? Responder a essa pergunta torna mais fácil pensar nos canais de divulgação escolhidos para que a sua marca se torne conhecida entre os consumidores em potencial.

As redes sociais, por exemplo, permitem que sua marca seja divulgada — de maneira orgânica ou paga — com a produção de conteúdo estratégico que mostre que o seu produto ou serviço é capaz de solucionar o problema do seu cliente. 

10- Dedique-se ao pós-venda

O seu relacionamento com o cliente não termina quando a venda é realizada. Pensar dessa maneira é perder grandes oportunidades! Por isso, é importante que você se dedique também ao consumidor após a venda realizada.

Isso garante a satisfação do consumidor e que ele continuará comprando da sua marca. Para prestar um atendimento de excelência, defina um horário disponível para suporte em caso de dúvidas e esteja disponível para responder às perguntas dos clientes em diversos canais de comunicação.

Como você viu, é muito simples começar a vender online e ter retorno financeiro. Para ter sucesso no seu empreendimento virtual, basta seguir alguns passos básicos e efetuar um bom planejamento, tendo atenção para checar se os clientes estão satisfeitos com as compras e com o atendimento.

Com poucos recursos e com uma boa plataforma de meios de pagamentos online, você consegue aumentar seus lucros e ter excelentes resultados, principalmente ao adotar a cobrança automática no seu negócio. 

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