Os meios de pagamentos digitais estão se desenvolvendo cada vez mais com o avanço da tecnologia. Se antes as formas de pagamentos eram burocráticas e cheias de papéis e recibos, atualmente, quase todas as operações podem ser feitas via celular.
Para o futuro, a previsão é que nem mesmo os celulares sejam indispensáveis na hora de efetuar pagamentos, com a evolução de tecnologias disruptivas como o pagamento por reconhecimento facial.
Neste artigo, separamos para você as 5 tendências dos meios de pagamento que tendem a crescer e se popularizar nos próximos anos. Confira!
1. Pix
O Pix é um dos meios de pagamento mais populares atualmente no Brasil e ele deve continuar em destaque com o surgimento de novas funcionalidades. As empresas já aderiram ao Pix Cobrança para receber pagamentos e estão em fase de testes as funções de:
- Pix Garantido, que permitirá agendar e parcelar pagamentos;
- Pix Aproximação, que permitirá realizar o pagamento aproximando o dispositivo móvel da maquininha de cartão;
- Pix Débito Automático para contas fixas;
- Pix Internacional, para transações fora do país.
2. Pagamentos por aproximação
Desde a pandemia, o pagamento contactless se popularizou. Hoje já é possível realizar pagamentos por aproximação graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos de forma wireless.
No futuro, a tecnologia NFC poderá até mesmo substituir códigos de barras e os cartões de crédito, bastando aproximar o dispositivo móvel para conferir valores de produtos e realizar pagamentos.
3. Biometria e reconhecimento facial
A segurança é um princípio fundamental nos pagamentos digitais. Com as novas tecnologias, a biometria e reconhecimento facial devem ganhar força entre os meios de pagamentos online, aumentando a praticidade e a proteção para o consumidor.
O processamento de compras por comando de voz já é uma realidade nos Estados Unidos, enquanto a tecnologia de pagamentos por reconhecimento facial vem sendo testada na China.
4. Pagamentos in-App
Os pagamentos dentro do próprio aplicativo tendem a ficar cada vez mais populares, principalmente devido a busca dos consumidores por um checkout transparente e facilitado.
O WhatsApp, por exemplo, já está fazendo isso com sua ferramenta de pagamentos. Em poucos passos, é possível personalizar a página de checkout e tornar os pagamentos integrados e descomplicados para que o cliente não precise sair da página da loja para efetuar seus pagamentos.
5. Cashless
Será que o dinheiro de papel vai sumir? A tecnologia indica essa possibilidade. Com a ferramenta cashless, o consumidor poderá pagar suas compras e serviços utilizando apenas um cartão RFID ou uma pulseira, sem precisar usar nenhum dinheiro em espécie. Essa tendência mundial inovadora garante segurança com a criptografia e a praticidade, já que o pagamento se torna muito mais ágil.
6. Criptomoedas
As criptomoedas são mais controversas: há os defensores da moeda virtual e há aqueles que a enxergam com desconfiança devido a sua volatilidade. Em meio a tanta discussão, as criptomoedas estão crescendo e chamando a atenção dos empresários.
No Japão, elas já são utilizadas como pagamento em lojas de artigos eletrônicos e a tendência para o futuro é que elas ganhem mais adeptos entre os lojistas com suas baixas tarifas e ausência de impostos.
Como você viu, a tecnologia tem caminhado em conjunto com o desenvolvimento de novas ferramentas de meios de pagamento digitais, garantindo mais comodidade e segurança na hora de realizar transações. Para atender às novas demandas, as empresas precisam acompanhar esse desenvolvimento e oferecer os meios de pagamento compatíveis com o mercado.
Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades em tecnologia e meios de pagamentos.