Criado em 2020, o Pix se popularizou no Brasil como um meio de pagamento digital e está listado entre as 5 tendências do futuro para os pagamentos digitais. Nas ferramentas disponíveis, também existe a opção do Pix Cobrança, que não só facilita os recebimentos dos empresários e lojistas como também facilita os pagamentos para os clientes.
Essa modalidade de cobrança é destinada a empresas e funciona como alternativa ao boleto bancário. Com o Pix Cobrança, o empreendedor pode emitir um QR Code para cobrança imediata ou para lançamentos futuros, adicionando informações relativas a multas, descontos e juros.
Acompanhe a leitura e saiba como funciona o Pix Cobrança, quais são as vantagens desse meio de pagamento, as diferenças entre as modalidades e como você pode receber seus pagamentos com essa ferramenta.
Quais as vantagens do Pix Cobrança?
Para otimizar os recebimentos na sua empresa, você pode gerar links de pagamento que oferecem a opção de cobrança por Pix. Confira, a seguir, algumas vantagens em receber e em realizar pagamentos com o Pix Cobrança.
Personalização da cobrança
Com o Pix Cobrança, você pode criar uma cobrança personalizada, gerando um código de cobrança específico para cada venda efetuada pela empresa. Assim, o vendedor tem a possibilidade de inserir informações personalizadas como a data de vencimento, juros e multa no caso de atraso do pagamento.
Compensação mais rápida
Comparado ao boleto tradicional, que demora até três dias para compensar – diferentemente do Boleto Turbinado da LyTex, que compensa em até 10 minutos – o Pix Cobrança tem a compensação mais rápida, em até 10 segundos. Outra vantagem é a disponibilidade constante do Pix, que funciona sem restrições de dias ou horários.
Mais segurança
O Pix Cobrança traz mais segurança tanto para quem vende quanto para quem compra. O vendedor tem a opção de protestar a cobrança, caso o cliente não efetue o pagamento. Já o cliente tem mais proteção contra fraudes com o QR Code único gerado em cada transação, podendo utilizar o Pix também como comprovante de pagamento.
Qual a diferença entre Pix, Pix Cobrança e boleto?
Assim como o boleto bancário, o Pix Cobrança é considerado um título de cobrança. Dessa maneira, por conter informações mais detalhadas como data de vencimento, juros e multas, o Pix Cobrança pode ser utilizado no lugar de cobranças convencionais como contas de luz e outros pagamentos recorrentes, por exemplo. A diferença entre eles também está no tempo de compensação, que é instantâneo pelo Pix Cobrança, diferentemente do boleto.
O Pix Cobrança também é uma opção vantajosa de pagamento para quem é pessoa jurídica, podendo ser utilizado por lojistas, e-commerces, prestadores de serviços, fornecedores e empresas, enquanto pessoas físicas podem continuar a receber pelo Pix convencional ou por outros tipos de transferência.
Como receber Pix Cobrança?
Para gerar um Pix Cobrança, basta que você tenha um CNPJ. Se deseja facilitar os seus recebimentos, você também pode contar com um software de meios de pagamentos que cuida das suas cobranças recorrentes para você.
Na LyTex Pagamentos, você consegue gerenciar suas cobranças recorrentes com segurança e praticidade, podendo receber rapidamente com o Boleto Turbinado, que compensa em até 10 minutos e com o Pix Cobrança, instantâneo.
Como você viu, o Pix Cobrança é mais uma ferramenta que ajuda os empreendedores a receber de maneira prática e fácil em seu negócio. Com a popularização do Pix, a expectativa é que essa ferramenta se desenvolva cada vez mais como um meio de pagamento trazendo novas possibilidades aos empreendedores.
Quer realizar seus pagamentos em uma plataforma completa e com o melhor custo-benefício? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!