5 motivos que deixam suas cobranças desorganizadas

No Brasil, gasta-se, em média, um dia para abrir uma empresa. Entretanto, o maior desafio está em manter o empreendimento em pleno funcionamento ao longo do tempo, faturando o suficiente para gerar lucros e pagar as despesas operacionais. Um fator que contribui para que empreendedores abandonem seu sonho, sem dúvida, é não saber a forma correta de organizar as cobranças.

5 motivos que deixam suas cobranças desorganizadas
Por: Muriel Bomfim

No Brasil, gasta-se, em média, um dia para abrir uma empresa. Entretanto, o maior desafio está em manter o empreendimento em pleno funcionamento ao longo do tempo, faturando o suficiente para gerar lucros e pagar as despesas operacionais. Segundo o boletim do Mapa de Empresas referente ao ano de 2022, cerca de 1,70mi de empresas fecharam suas portas no país. E um fator que contribui para que empreendedores abandonem seu sonho, sem dúvida, é não saber a forma correta de organizar as cobranças.

E você? Já pensou em desistir da sua empresa por estar no meio do caos financeiro, sem saber por onde começar a organizar suas cobranças? Calma! Ao identificar o que leva seu negócio a esse estado, é possível solucionar esse problema.

Confira, a seguir, 5 motivos que deixam suas cobranças desorganizadas e descubra a solução para que você consiga prosperar no seu negócio!

1. Você não tem um bom sistema de gerenciamento

Sem um sistema adequado para gerenciar suas cobranças, é muito provável que ocorra desorganização nos processos internos. Isso prejudica não só o acompanhamento de prazos de vendas e entregas, como influencia também no controle de estoque, no gerenciamento do fluxo de caixa e na atualização dos registros empresariais.

Além disso, a desorganização causada pela falta de um bom sistema de gerenciamento das cobranças favorece a ocorrência de erros, resultando em retrabalho e perda de eficiência. Dessa maneira, sua empresa não consegue acompanhar os pagamentos recebidos, identificar inadimplências e manter um registro claro das transações, caindo em rendimento.

2. Você ainda utiliza processos manuais

A falta de automatização dos processos é um fator certeiro que pode levar a erros e a falta de controle. Diante de tantos desafios na hora de empreender, imagine ficar dependendo de planilhas, notas fiscais em papel e anotações avulsas para fazer o controle das transações? Certamente, essa prática de utilizar processos manuais aumenta as chances de lidar com a perda de dados ou informações desatualizadas.

A falta de um sistema eficiente de cobranças automáticas também pode levar a processos manuais demorados e redundantes. Tarefas como o registro manual de informações, a comunicação interna desorganizada e a busca por documentos e comprovantes de pagamento podem consumir tempo e reduzir a produtividade da equipe, levando à perda de tempo e de produtividade:

3. Você não consegue acompanhar os pagamentos

Sem um processo eficiente para acompanhar os pagamentos recebidos e identificar inadimplências, pode ser mais difícil controlar as cobranças. Isso gera atrasos nos recebimentos, seja de boleto ou Pix, uma vez que a identificação dos pagamentos e o registro dos valores devidos pelos clientes ficam comprometidos.

4. Você não tem uma comunicação clara com seus clientes

A desorganização das cobranças não é um problema que afeta somente o setor financeiro da empresa, pois ela acaba impactando  negativamente também o relacionamento com os clientes. Imagine a situação desagradável de cobrar o mesmo cliente mais de uma vez por não ter o devido controle dos pagamentos?

Além disso, uma comunicação deficiente com os clientes em relação às cobranças pode levar a atrasos ou até mesmo à falta de pagamentos. Se você não automatiza seu negócio, não envia lembretes de pagamento e não fornece canais de comunicação acessíveis para resolver problemas relacionados às cobranças, pode ter prejuízos.

5. Você não tem conciliação financeira

Com processos de cobrança e recebimentos lentos e que não fazem a conciliação bancária automática, você acaba não conseguindo comparar os registros internos com os extratos bancários, e assim, não consegue identificar divergências nem garantir a precisão dos registros de cobrança.

Sem um processo de conciliação financeira adequado, podem ocorrer divergências entre os registros internos da empresa e os registros financeiros das instituições financeiras. Isso pode resultar em erros contábeis, discrepâncias nos saldos e dificuldades na reconciliação de transações.

A solução para a desordem financeira!

Após entender as causas para a desorganização financeira, você não precisa desistir do sonho de empreender. Você só precisa de um sistema completo que ajude você a automatizar e gerenciar suas cobranças. Nesse sentido, a LyTex Pagamentos ajuda sua empresa a automatizar suas cobranças e oferece conciliação financeira automática, que faz com que seus pagamentos sejam registrados em tempo real.

Outra vantagem de contar com um sistema de cobranças automatizadas é o envio de lembretes e notificações de cobrança automáticas para seus clientes nos principais canais de comunicação: e-mail, SMS e WhatsApp. Isso melhora a comunicação com os clientes e ajuda a organizar os recebimentos para que sua empresa tenha mais clareza no planejamento e no faturamento.

Como você viu, existem algumas razões que contribuem para cobranças desorganizadas na sua empresa, sendo que a principal delas é não contar com um sistema automatizado que ofereça soluções práticas para o seu negócio. Você não precisa correr o risco de abandonar seu negócio por estar com o financeiro desorganizado. A solução é organizar suas cobranças de forma automática e automatizar seus processos de recebimento para que você possa dar atenção total ao seu negócio.

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