Você já está utilizando a régua de cobrança automatizada da LyTex para organizar seus recebimentos? Essa é uma ótima maneira de incentivar o pagamento das cobranças em dia pelos seus clientes. Além de ter acesso a uma régua de cobrança essencial padrão do sistema, você tem a opção de criar também sua própria régua de cobrança personalizada, para atender às necessidades do seu negócio.
Acompanhe a leitura e entenda para que serve a régua de cobrança e como personalizá-la para receber seus pagamentos em dia. Confira!
Para que serve a régua de cobrança?
Se em seu negócio você lida constantemente com a inadimplência de seus clientes, talvez esteja na hora de estruturar seu processo de cobrança com uma ferramenta que vai fazer com que seus clientes não se esqueçam mais de te pagar: a régua de cobrança!
A régua de cobrança é uma estratégia que funciona como um roteiro de contato com os clientes com mensagens específicas de acordo com cada etapa da cobrança. Assim, você consegue definir lembretes para antes do vencimento, no dia vencimento e após o vencimento e dispará-los automaticamente para seus clientes, orientando-os sobre o pagamento das faturas.
Como personalizar uma régua de cobrança
Para personalizar a sua régua de cobrança, é muito fácil. O sistema LyTex já vem com uma régua essencial, em que você pode habilitar notificações via e-mail, SMS e WhatsApp para eventos como:
- criação de faturas;
- alteração de faturas;
- 3 dias antes do vencimento;
- dia do vencimento;
- 1 dia após de vencimento;
- 3 dias após o vencimento.
Essas notificações padrão garantem que os clientes estejam cientes de qualquer alteração na fatura e de seus prazos de vencimento. Além da régua de cobrança padrão, você também pode personalizar sua própria régua de cobrança, incluindo eventos que podem ser disparados antes ou depois do vencimento da fatura e com o prazo de dias que você especificar.
Modelo de régua de cobrança
Existem diversos tipos de réguas de cobrança que podem servir como modelo para garantir seus recebimentos em dia. Os negócios que trabalham com boletos recorrentes, por exemplo, podem adotar o seguinte exemplo:
- 10 dias antes do vencimento: enviar o boleto para os clientes por e-mail e SMS;
- 3 dias antes do vencimento: enviar lembretes via WhatsApp e SMS para avisar os clientes do vencimento;
- um dia antes do vencimento: enviar lembretes via WhatsApp e SMS alertando sobre a data de vencimento;
- data do vencimento: enviar lembrete via SMS e WhatsApp sobre a data do vencimento da fatura;
- 1 dia após vencimento: enviar e-mail informando que o pagamento não foi identificado e com link para emissão da 2ª via do pagamento;
- 7 dias após o vencimento: enviar carta e notificação de cobrança via e-mail, SMS e WhatsApp;
- 15 a 30 dias após o vencimento: entrar em contato por telefone para cobrar os clientes inadimplentes e buscar uma negociação com o cliente antes da negativação;
- 30 dias após vencimento: caso nesse período o pagamento não tenha sido efetuado, o ideal é enviar um comunicado por e-mail e uma carta oficial alertando sobre as medidas de inclusão do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito e protesto em cartório.
Como você viu, a régua de cobrança é uma ferramenta eficaz no combate à inadimplência, uma vez que ela atua com lembretes de pagamento para os clientes. No sistema da LyTex Pagamentos, além de contar com uma régua essencial padronizada para suas cobranças, você também pode personalizá-la conforme as necessidades do seu negócio.
Que tal automatizar suas cobranças e organizar seus recebimentos com um sistema completo, seguro e moderno? Entre em contato conosco e experimente nossas soluções em meios de pagamento para o seu negócio.